quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MANICURE ARRASADOR (PASSO A PASSO)


1°: você vai precisar de alicate de unha, amolecedor de cutículas, lixa de unhas, espátula, removedor de esmaltes, base, esmalte, óleo secante (ou top coat), algodão e palito (pode ser comprado ou de churrasquinho ou de dentas, só precisa funcionar).




2°: Há quem diga que o segundo passo é lixar as unhas, para daí passar o removedor, mas me desculpem, faço sempre na ordem inversa! No mercado há uma grande diversidade de removedores de cutícula e amolecedores, com custo baixo. Depois de passar o creme na cutícula, mergulhe a mão em água morna, por volta de três minutos. Não deixo mais que isso, pois a pele fica muito sensível e com aquele aspecto de “cozido”.


3°: Agora é hora de empurrar a cutícula, ou seja, desgrudá-la da unha e levantá-la. Para isso é necessário uma espátula de ponta redonda (de preferência sem ser afiada). Evite forçá-la contra a unha, pois isso pode machucá-la e raspar a unha, fazendo com que perca a queratina e fragilizando-a.


4°: Hora de colocar o alicate em ação. A posição certa é trabalhar com o alicate em pé, removendo a cutícula apenas com o bico, pois se fizer com ele deitado a parte de trás da lâmina também fará cortes, possivelmente na pela, machucando e dando uma grande possibilidade de depois ficar soltando peles, que causam feridas.


5°: Às vezes quando se retira a cutícula a pele lateral da unha fica meio grossa, para resolver este problema basta passar o lado mais fino da lixa. É neste momento que eu lixo as unhas, acertando formato e tamanho. Antes de passar o esmalte, recomendo hidratar as unhas, com produtos específicos para isso, como a Cera Nutritivas Unhas e Cutículas, da Granado, ou pode usar óleo de amêndoas.


6°: Agora é hora da base. Eu sempre procuro usar bases que tenham proteínas e sejam fortalecedoras, como a Base Fortalecedora, da Risqué, que contém óleo de orquídeas, ou a Linha Nutribase, da Colorama. É essencial o uso da base antes do esmalte, pois além de fortalecer as unhas evita que fiquem manchadas por causa da cor do esmalte (o que acontece com a cor vermelha).


7º: Já escolheu que cor usar? Esta é a hora de passar o esmalte! Normalmente os esmaltes cremosos são mais “fáceis de passar”, exceto o branco, que apresenta dificuldade maior em cobrir as unhas por inteiro (outro dia falo mais disso). Os esmaltes cintilantes precisam ser passados em movimentos precisos e retos, senão fica com efeito final muito ruim. Normalmente um passo duas camadas do esmalte, mas há aqueles que precisam de mais uma ou duas, como os Neon, da 5Cinco, o Marina e Sereia, da Impala. Mesmo os esmaltes Camada única, da Colorama, eu passo duas camadas (força do hábito). Não se preocupe em não borrar os dedos, pois o importante é cobrir bem os cantinhos. O mais correto é passar a primeira camada e depois voltar passando a segunda, pois passar as duas seguidas pode fazer com que a primeira camada borre.



8°: Limpando os dedos. Eu sempre uso palitos de laranjeira, que tem uma ponta em formato de espátula e a outra é bem fininha. Primeiro eu passo o lado reto, colocando de um lado da unha e passando até o final dela, tirando todo o excesso de esmalte. Na ponta fininha, eu enrolo um pouquinho de algodão, umedeço na acetona e passo ao redor da unha e no dedo, se eventualmente borrar.


9°: Alguns esmaltes, principalmente os cintilantes e metálicos, secam mais rápidos, porém os cremosos, demora mais para secar, por isso é recomendado o uso de algum tipo de produto para secagem rápida. Eu uso sempre, independente do esmalte. Eu recomendo o Top Coat da Avon, mais conhecido com “roxinho”, pois além de acelerar a secagem do esmalte, garante um resultado brilhante para o esmalte. Outro benefício destes produtos é a proteção para o esmalte. É muito comum que quando raspamos ou batemos as unhas pintadas de cores fortes, as coisas fiquem manchadas, pois o esmalte tinge os objetos (principalmente portas, por causa da maçaneta). Há produtos de outras marcas e diferentes formatos, como o spray, que também fazem o esmalte secar mais rápido.



10° Aqui eu poderia indicar você a passar um extra brilho (aliás, ótimo para passar quando o esmalte já está ficando fosco, isso lá pelo terceiro dia depois de pintar as unhas), mas ao invés disso vou recomendar: curta e exiba as suas unhas!

Bom, é isso, qualquer dúvida estou por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário