sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como Identificar uma Mentira


Verdade ou mentira – dicas para identificar um mentiroso
Você vive desconfiando da sinceridade das pessoas? Pois é, não é fácil lidar com uma situação em que suspeitamos se uma pessoa está mentindo ou não. Hoje em dia está cada vez mais comum encontrar pessoas de sua convivência, por exemplo, no ambiente profissional, que mentem ou fingem ser amigas, mas na verdade te querem por perto apenas para poder saber como ser melhor que você.
Existem algumas simples técnicas que podem auxiliar bastante na hora de um conversa, assim você pode tentar saber se a conversa está sendo verdadeira ou mentirosa. São observados os gestos, os olhares e principalmente a voz de quem está sob análise. Segundo profissionais da polícia, quando uma pessoa está mentindo, geralmente ela irá olhar para a esquerda, pois estamos utilizando a parte frontal do cérebro, que trabalha com a nossa criatividade.
Já quanto aos indícios de mentira contidos na voz da pessoa são caracterizados, principalmente, por uma alteração no tom e agilidade das frases. Uma mentira não começa a ser contada muito facilmente, tende-se a falar gaguejando ou atropelando as palavras e, logo em seguida, o verdadeiro mentiroso consegue acalmar-se e falar mais devagar, tudo isso porque ele está, na verdade, formulando a parte seguinte da sua lorota.
Ainda é possível notar uma mentira através dos gestos de uma pessoa, tais como coçar a raiz dos cabelos, o nariz, apoiar a mão no queixo, entre outros. Isso acontece também porque no nosso cérebro está claro que estamos contando uma “não-verdade”. Muitos mentirosos começam suas frases com 20% de verdade, e assim as terminam, mas o meio disso tudo é a mais engenhosa das mentiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário