sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como Lidar com Filhos Adolescentes


Filhos na adolescência – como educar?
A adolescência não é uma das fases mais fáceis da vida, apesar de ainda não se ter muitos compromissos, tudo parece ruim, chato e muito exigente quando está relacionado com os pais, estudos e deveres. Muitos pais sofrem ao tentar compreender os filhos nessa etapa e a situação fica bastante complicada quando é preciso impor limites.
A fase que ocorre geralmente em um período de cinco a oito anos, que seria a idade de 11 a 19 anos, não é nada fácil. Alguns pais tentam segurar as rédeas da relação, impondo muito limites, exigindo responsabilidades e coisas que simplesmente não entram na cabeça da garotada que quer só se divertir com os amigos e deixar os compromissos para depois.
Como lidar com essas situações? A falta de conversa e a má relação entre os pais e os filhos adolescentes podem resultar em uma rotina diária de brigas, discussões e castigos. Como ninguém quer viver assim precisamos saber o que fazer para controlar e, se possível, resolver o problema.
Nós sabemos que adolescente tem segredos e histórias que pertencem só a ele, geralmente não costumam compartilhar as coisas que acontecem na sua vida fora de casa. Tudo bem, respeite a vontade deles caso não queiram falar sobre namoros ou gostos pessoais, mas é importante fazer eles entregarem algumas coisas de suas rotinas dentro da escola ou com os amigos. Caso você deixe o seu filho totalmente livre, ele poderá sentir-se mal informado ou sem nenhuma proteção e acabar seguindo caminhos contrários àqueles que você tanto desejou para ele.
Ressalte que as responsabilidades são importantes para que no futuro ele consiga ter a casa, o carro, as viagens e tudo o mais que tanto deseja. Que estudar faz muito bem e o tornará uma pessoa bem desenvolta, que todos gostarão de ter por perto e ouvir o que tem a dizer. Proporcione momentos de lazer, ofereça a ele algumas horas por semana para ir à praia com o amigos, ou no shopping fazer um lanche, assistir a um filme, mas lembre que tudo tem horário e você só quer o bem dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário